Como configurar ações de e-mail nos fluxos?
Aprenda como configurar e editar ações de e-mail nos fluxos da Eva, desde a escolha do conteúdo até a definição de destinatários e remetentes.
O e-mail é um dos canais mais utilizados dentro dos fluxos da EVA, permitindo enviar comunicações automáticas e personalizadas para colaboradores, gestores ou outros envolvidos. Por ser um canal formal e amplamente acessível, é essencial configurá-lo corretamente para garantir clareza, entrega e engajamento.
Este artigo descreve em detalhes como editar uma ação de e-mail no fluxo, abordando desde a seleção do conteúdo até as melhores práticas de configuração.
Selecionando o conteúdo do e-mail
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Escolha o conteúdo já criado
- O primeiro passo é selecionar um conteúdo previamente configurado na EVA.
- Esse conteúdo corresponde ao corpo do e-mail que será enviado.
- Defina o horário de envio
- Estabeleça em qual momento do fluxo a mensagem deverá ser disparada.
- Isso permite que a comunicação seja enviada no contexto mais adequado da jornada.
- Verifique o remetente
- Sempre haverá um remetente padrão configurado no sistema.
- Caso sua empresa utilize mais de um remetente, será possível selecionar qual deseja usar (essa configuração é definida em conjunto com o time de CX durante a implantação).
Selecionando o destino do e-mail
O campo destinatário deve sempre ser preenchido com variáveis, e não com e-mails fixos.
- E-mails padrão: por padrão, o sistema já disponibiliza variáveis como o e-mail corporativo e o e-mail pessoal do colaborador.
- Destinos adicionais: também é possível configurar variáveis como “e-mail do gestor”, desde que estejam cadastradas corretamente no sistema.
⚠️ Regra de ouro
- Nunca insira manualmente e-mails específicos de colaboradores no campo de destino.
- A única exceção são casos de envio para times ou grupos fixos.
- Para funcionar corretamente, todas as variáveis de destino precisam estar preenchidas no cadastro do colaborador.
Assunto e cópia
- O assunto do e-mail pode (e deve) ser diferente do título do conteúdo.
- O título é apenas para organização interna dentro da EVA.
- O assunto é o que aparecerá na caixa de entrada do destinatário e deve ser claro, objetivo e atrativo.
- Se necessário, adicione e-mails em cópia (CC) para garantir que outras pessoas recebam a comunicação.
💡 Dicas da EVA
- Revise sempre as variáveis de destino antes de ativar a ação, evitando falhas de entrega.
- Use o campo assunto de forma estratégica, para aumentar personalização e engajamento do colaborador.
- Teste envios antes de aplicar em larga escala, garantindo que remetente, variáveis e conteúdo estão configurados corretamente.
👉 Para aprender como criar conteúdos de e-mail que poderão ser usados nessas ações, consulte o artigo:
Como criar e editar conteúdos de e-mail na Eva?
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